Compra de imóvel: 10 vantagens de escolher um apartamento na planta

15/12/2021
Compra de imóvel: 10 vantagens de escolher um apartamento na planta | AGL Incorporadora

A compra de um apartamento novo, ainda na etapa de construção, é, sem dúvida, uma escolha cercada de pontos positivos. Entre os atrativos do imóvel na planta estão preço, condições de pagamento e a possibilidade de personalizar o projeto para que fique exatamente como você sonhou.

Por isso, se você está em busca de um imóvel para chamar de seu, considere a opção de fazer a compra ainda na etapa de obras. É bem provável que, com cautela na seleção de uma construtora confiável, você feche um excelente negócio. Para auxiliar você na escolha, confira a relação preparada pela AGL Incorporadora, com 10 argumentos favoráveis à compra do apartamento antes da entrega.

1. Valorização do imóvel

A compra de um apartamento ainda na etapa de construção tem várias vantagens, na comparação com o imóvel novo já concluído. A primeira delas é a valorização. Um imóvel bem planejado, comprado ainda na etapa de construção, tem potencial de valorização que vai de 20% a 50% ao fim da obra, segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Por isso, é comum ouvir dos especialistas que apartamentos na planta são imóveis interessantes para quem quer investir.

2. Parcelamento da entrada

Além da valorização, o imóvel na planta tem como vantagem a negociação da entrada com a construtora ou incorporadora. Isso permite barganhar um bom desconto para uma entrada de mais de 30% do valor do imóvel ou diluir a entrada em parcelas fixas, com incidência apenas da correção pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Com relação à entrada, o apartamento na planta geralmente aceita um percentual de 20% a 30% de entrada, menor do que o dos apartamentos novos prontos para morar e dos usados, que geralmente exigem de 40% a 50% do valor integral como entrada.

3. Negociação com a construtora

O fato de fechar um negócio diretamente com a construtora representa outros benefícios importantes, como a maior facilidade na aprovação do crédito, na comparação com as instituições financeiras. Além de menos burocrática, a negociação com a construtora é também mais flexível. Dependendo da etapa da obra no momento da compra, pode ser possível, por exemplo, escolher o andar do edifício onde você prefere morar, posição do apartamento com vista mais favorável e outros detalhes.

4. Financiamento imobiliário

A economia na compra do imóvel na planta ainda inclui a questão dos juros imobiliários. Em algumas situações, é possível negociar o financiamento direto com a construtora ou incorporadora, durante o período da obra. Em outros empreendimentos, há opções de financiamentos com excelentes taxas, como o Apoio à Produção ou crédito associativo, modalidade oferecida pela Caixa Econômica Federal, em que o saldo devedor é congelado para o pagamento em até 420 meses.

5. Personalização do apartamento

Dentre as vantagens de comprar um imóvel na planta, a personalização do apartamento está entre as mais importantes. Isso porque é dada, ao comprador, a chance de deixar o apartamento do jeito que ele quer. É lógico que as adequações devem ser aprovadas pela equipe de engenharia responsável pela obra. Mas há inúmeras maneiras de adequar a planta ao gosto do cliente. As mais comuns envolvem acabamento (piso, louças, metais, etc.). Mas há outras opções que fazem cada vez mais sucesso. Exemplos? Reduzir espaço do quarto para incluir um closet, escolher entre banheiro duplo (senhor e senhora) e uma banheira, entre tantos outros.

6. Tempo de planejamento

Comprar um apartamento na planta dá ao investidor ou futuro morador um tempo maior de organização de todas as questões que envolvem uma mudança. Durante a obra, é possível conhecer mais a região, aprender os novos trajetos para o trabalho e escola das crianças e explorar o comércio e serviços na vizinhança. Mais uma vantagem do imóvel na planta é o planejamento financeiro, com as opções de parcelamento da entrada e financiamento do imóvel com mensalidades que cabem no orçamento e podem ser quitadas a partir da entrega do apartamento.

7. Menor burocracia

Além de ter um tempo maior para parcelar o imóvel e fazer os preparativos para a mudança com tranquilidade, o imóvel na planta representa economia de tempo gasto com burocracia. Sem a necessidade dos inúmeros documentos exigidos para transferência de titularidade, o proprietário também evita dores de cabeça com taxas e impostos não quitados pelo proprietário anterior, além de problemas com registros incompletos, papéis atrasados e outros inconvenientes.

8. Longevidade

Um apartamento na planta que tenha um bom projeto é pensado para ser prático e atual por muitos anos, oferecendo uma infraestrutura alinhada com tendências de consumo e com a utilização dos espaços pelos moradores. A longevidade do empreendimento está em itens como a preparação para portaria virtual e o carregamento de carros elétricos, uso racional dos espaços e estruturas elétricas e hidráulicas, e soluções que garantam a eficiência energética, hídrica e lumínica.

9. Economia com a manutenção

Além da longevidade, o imóvel na planta tem a vantagem da economia com manutenção. Ao comprar um imóvel usado, o investidor ou futuro morador assume alguns riscos com relação a possíveis gastos não calculados com manutenção. É bem comum que apartamentos antigos escondam vícios ocultos como infiltrações e problemas elétricos. E, além do desgaste do tempo, a defasagem tecnológica gera custo de manutenção e modernização de estruturas de uso comum. Alguns exemplos são sistemas de segurança e iluminação que demandam reposição de equipamentos com frequência ou elevadores já fora da garantia do fabricante, que precisam de consertos a todo momento.

10. Uso inteligente da tecnologia

No pacote de vantagens da compra de um imóvel novíssimo está também o uso de tecnologia de ponta. Além de colaborarem para a longevidade do imóvel, algumas ferramentas modernas garantem comodidade e segurança para os futuros moradores. Entre os exemplos, estão sistemas inteligentes de segurança, de conforto térmico e acústico, além de soluções sustentáveis.

Ficou com vontade de comprar um imóvel na planta? Então conheça as opções da AGL Incorporadora em Curitiba e entre em contato para mais informações.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.