Morar no Água Verde: bairro que mescla praticidade e tradição

Morar no Água Verde: bairro que mescla praticidade e tradição | AGL, incorporadora em Curitiba que trabalha com apartamentos novos, na planta e prontos para morar.

A praticidade e o conforto de ter um comércio variado aliado ao fácil acesso a todas as partes da cidade, tornam o Água Verde um dos bairros mais procurados por quem busca apartamentos à venda em Curitiba. Formado por uma mescla equilibrada de áreas residenciais e comerciais, é possível encontrar tudo o que se precisa sem grandes locomoções. Bem arborizado, a extensão do bairro é de aproximadamente 5 km², sendo considerado uma área nobre da cidade.

Antigamente, era chamado de Colônia Dantas, composto por imigrantes italianos que mantinham suas fazendas e chácaras ativas. A região tinha um fato curioso: o rio que a cercava era cheio de algas, o que deixava a água com a coloração esverdeada. Assim, nasceu o termo “Água Verde”, que com o tempo passou a ser adotado pelos colonos e vigorando até hoje.

Outra característica é ser um dos bairros mais verdes da cidade, com a Praça do Japão como cartão postal da região. Construída em 1958 para homenagear os imigrantes japoneses que chegaram em Curitiba a partir de 1910. O local possui cerca de 30 cerejeiras que foram enviadas diretamente pelo governo japonês, além de seis lagos artificiais nos moldes do país.

Para um morador, quais os pontos de destaque da região?

Os grandes quesitos que cercam as buscas por apartamentos no Água Verde são os destaques estruturais, habitacionais e de segurança, que tornam o bairro um lugar amplamente desejado, visto que é imediatamente associado à qualidade de vida. Veja alguns pontos de destaque:

  • Estrutura

Grande parte dos estabelecimentos ativos na região possuem suas atividades econômicas ligadas ao setor de serviços e comércio. Fatores que contribuem para movimentar a economia da localidade e tornam muito prática a vida no bairro. Além disso, o Água Verde é cortado por diversas ruas expressas, como a Av. Iguaçu e a rua Brasílio Itiberê, facilitando a locomoção para todos os pontos de Curitiba.

O Água Verde também é onde está o Clube Curitibano, um dos maiores clubes da América Latina e um dos mais antigos e tradicionais da cidade. Fundado no século XIX para acompanhar o desenvolvimento e a modernização da capital do Paraná, hoje oferta mais de 44 modalidades esportivas, grandes eventos e muitas opções de bares e restaurantes informais dentro de sua estrutura.

Outros grandes comércios que se encontram na região são: o Shopping Água Verde, o Supermercado Angeloni e Festval, além de pontos de saúde como o Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Isso torna o bairro ideal para quem busca equilibrar acessibilidade, saúde e conforto.

  • Segurança

A região também é referência em segurança pública na cidade. Entre todos os bairros do município, foi o que mais se destacou no quesito. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), – cujo critério máximo foi estipulado em um ponto -, é de 0,956 e a expectativa de vida é de 81 anos, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

O Água Verde é um bairro referência em índices essenciais de qualidade de vida. Além de ser dinâmico, estar em expansão e cada vez mais valorizado, três fatores essenciais para quem busca uma nova etapa na vida. Você que busca por apartamentos à venda em Curitiba precisa conhecer esta região.

Related Posts

Leave a comment

Dúvidas?