Apartamentos à venda em Curitiba: o que avaliar antes da compra?

Apartamentos à venda em Curitiba: o que avaliar antes da compra?

Encontrar bons apartamentos à venda em Curitiba é o sonho de todos nós quando buscamos um novo lar. Mas esse é um período agitado, que exige pesquisa, observação, atenção com o financiamento imobiliário, contato com construtoras, dentre inúmeros fatores que envolvem essa etapa de mudança para a casa dos sonhos.

E pensando em te ajudar com esse momento tão importante, listamos abaixo pontos-chaves para avaliar ao comprar um imóvel.

1- O que eu preciso?

Primeiramente, antes de sair procurando por imóveis em Curitiba, é importante entender se você precisa de um apartamento pronto para morar ou se prefere comprar um apartamento na planta. Afinal, adquirir uma nova moradia é um ato de investimento, então devemos pensar a curto e longo prazo, avaliando aspectos como período de mudança, crescimento da família e também a valorização do bairro.

O imóvel na planta possibilita muitos benefícios de parcelamento e financiamento, dando tempo para que você planeje seus móveis e sua mudança. A principal vantagem também é que, caso você compre logo no lançamento, terá muitas opções de posição na torre, podendo optar pelo sol da manhã ou da tarde e ainda escolher os andares mais altos ou mais baixos, de acordo com a sua preferência. Já o imóvel pronto para morar, permite maior agilidade na mudança, melhor visualização dos espaços concluídos e uma possível conversa com moradores que já estejam usufruindo do imóvel.

Outro ponto importante é referente a configuração do apartamento, pois deve atender às necessidades pessoais e familiares. Avalie pontos como número de quartos, suítes e vagas na garagem. Veja também se os espaços de lazer que o empreendimento oferece estão alinhados com os seus requisitos. Neste ponto é importante ter bem claro que um condomínio-clube – aqueles que tem inúmeras áreas de convivência, como academia, piscina, salão de gourmet, sala de cinema, entre outros – terá um valor condominial mais elevado do que um empreendimento com áreas comuns mais enxutas, que demanda menos manutenção.

Se você está na dúvida de qual se enquadra melhor nos seus planos e, principalmente, no seu orçamento, a nossa dica é: seja sincero consigo mesmo ao visualizar se vai realmente utilizar todos os espaços. Isso pode te ajudar a economizar dinheiro sem perder conforto, afinal, ninguém quer pagar pelo que não desfruta.

Se você está em um cenário de troca de imóvel para um maior ou que atenda melhor o seu estilo de vida, nós também te ajudamos. Ao fazer um upgrade, é fundamental ter uma lista com todos os motivos da sua mudança. Assim, você tem um checklist completo que vai te guiar ao procurar por um novo apartamento para morar. Isso faz com que você otimize seu orçamento para ter tudo o que realmente precisa e deseja.

2- CONHEÇA O BAIRRO DOS SEUS SONHOS

Uma etapa importante antes de comprar é estudar o bairro da sua futura moradia. Afinal, é um investimento e isso requer pensar como um investidor. Avalie se novas empresas serão instaladas no local e o porte delas, analise também o funcionamento e os segmentos dos comércios na região.

Vale também se atentar no que diz respeito a segurança, barulho e fluxo de pessoas, pois são pontos que influenciam a convivência diária, principalmente para a expansão da família. Uma dica é buscar fontes de informações como o IBGE e o site da prefeitura para coletar dados sobre a região, como a densidade demográfica e perfil do bairro.

3- Qual o valor QUE POSSO investir?

O fator que norteará suas buscas será o valor disponível para investir na compra de uma nova residência. Esse dinheiro depende de algo específico como a venda de outro imóvel, poupança, FGTS ou outros tipos de investimentos? Você pretende pagar à vista ou irá financiar? Ter essas informações bem claras será de grande importância ao negociar.

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito ofertada por instituições financeiras para ser utilizada na compra de um imóvel ou para terminar uma construção ou reforma. Portanto, é fundamental saber qual o valor limite que você pode e quer financiar. Assim, você já tem uma ideia dos valores que vão te auxiliar na compra do seu novo lar.

Também recomendamos que faça simulações com o valor que está disposto a pagar no imóvel. Muito bancos oferecem esses serviços gratuitamente. Desta forma, você terá uma visão do valor das parcelas e como elas afetarão sua saúde financeira.

Além disso, busque na internet e visite os plantões de vendas dos imóveis que você se interessou. Uma dica é fazer uma tabela para comparar os itens oferecidos por cada empreendimento, elencar os diferenciais e os valores de m², também é importante anotar a data da visita, o nome do corretor que te atendeu e o telefone do plantão de vendas. No caso de apartamento na planta, lembre-se de analisar como está o cronograma da obra.

4- PESQUISE SOBRE SEU FUTURO CONDOMÍNIO

Para apartamentos prontos para morar, é de extrema importância levantar o máximo de informações possíveis sobre o condomínio: sua estrutura de funcionamento, relacionamento e participação dos moradores, além do valor. Converse com os futuros vizinhos sobre a interação do síndico com os moradores e os processos de tomada de decisões.

Você pode solicitar acesso à ata das reuniões para conhecer algumas das decisões tomadas pelo gestor, analisando o fluxo de organização, participação das assembleias e as finanças da administração. Se atente também às regras do condomínio, pois alguns não permitem barulho depois das 22h, entrada de visitantes desacompanhados, dentre outras questões. Lembrando que desrespeitar as normas do local acarreta no pagamento de multas.

Já para apartamentos na planta, é importante avaliar quais os itens do projeto foram desenvolvidos para gerar uma economia futura no valor do condomínio, como placas de aquecimento solar, que podem reduzir em até 70% os gastos de gás de cada apartamento; o tratamento de pias e banhos e águas de chuva, que podem diminuir em até 18% a demanda de água de cada apartamento. Isso demonstra a consciência ambiental da construtora e o seu empenho em entregar um imóvel de alta qualidade.

5- Escolha a melhor opção e aprofunde a negociação

Após levantar as informações dos apartamentos à venda em Curitiba que te interessam, é hora de fazer nova visita, aprofundar o conhecimento do histórico da incorporadora envolvida, atentar para toda forma de parcelamento ou financiamento e formular uma proposta que será analisada pela empresa.

Se lembre de documentar toda a negociação. Uma dica é realizar parte dos contatos por e-mail, uma vez que é mais fácil registrar o que é acordado. Assim, a transação ocorre de forma clara, garantindo que você consiga seu novo apartamento, em uma boa região, que supra suas necessidades e sem imprevistos.

Com essas dicas você tem uma base de informações para procurar e negociar com boas construtoras em Curitiba, realizando uma compra segura e que atenda seus desejos como morador. Desse modo, encontrará apartamentos de bom custo e repletos de benefícios.

AGL Incorporadora sempre traz o melhor projeto arquitetônico para seus imóveis visando que o cliente tenha os espaços dos quais necessita para usufruir e aproveitar plenamente seus momentos em família. Conheça mais sobre a nossa empresa nas nossas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn e fique atento às novidades!

Related Posts

Leave a comment

Dúvidas?