Covid-19: AGL suspende as obras do Tokaii com a tranquilidade do cronograma adiantado

02/04/2020
Covid-19: AGL suspende as obras do Tokaii com a tranquilidade do cronograma adiantado | AGL Incorporadora

A AGL interrompeu, temporariamente, a execução do seu novo empreendimento de alto padrão, o Tokaii Residence. As obras estão adiantadas e a suspensão foi planejada, considerando a segurança dos trabalhadores e a previsão de quebra da cadeia de prestadores de serviços e fornecedores da Incorporadora, por conta da crise do COVID-19.

“Quando a pandemia foi confirmada e a circulação do coronavírus começou no Brasil, a gente já sabia que a proporção do fato teria impacto nas obras. Os fornecedores e prestadores de serviços sinalizaram dificuldades e nos antecipamos à crise, fazendo o planejamento da interrupção. Com isso, tivemos tempo para fazer a conclusão de processos em andamento. Não foi algo feito no susto. Nos preparamos para parar, com segurança e estabilidade”, explica o engenheiro responsável e sócio da incorporadora, Giancarlo Antoniutti.

A construção do edifício de alto padrão está adiantada. Iniciada em agosto de 2019, a obra foi suspensa na etapa de concretagem do sexto pavimento. Foram concluídas as etapas de: fundação, subsolo, térreo e o 2º pavimento de garagens. Com isso, é possível que não haja alterações no prazo final de conclusão do edifício, mesmo com a interrupção.

“A obra estava indo muito bem. Começamos em um mês de tempo ainda seco e foi possível fazer todos os testes de integridade de estacas e prova de carga dinâmica e todo o restante da etapa de fundação com tranquilidade. Usando a técnica de construção por lajes planas, que dá uma velocidade muito boa, o ritmo era de uma concretagem por semana. O vento estava bem favorável e, por isso, temos a confiança de que poderemos cumprir os prazos apesar da interrupção“, afirma o engenheiro.

Sobre o futuro da obra

Com a suspensão, os profissionais envolvidos no projeto do residencial agora trabalham no planejamento da retomada. A equipe de engenharia está fazendo a revisão do projeto para otimizar os processos na volta. Esse planejamento deve garantir o ritmo acelerado com toda a qualidade na execução que é marca registrada da Incorporadora. “Foi dada a atenção necessária à gestão de caixa, que garantiu o pagamento em dia de todos os prestadores e fornecedores. E estamos fazendo a revisão de orçamento e memorial também. Nosso objetivo é garantir a capacidade de remobilização das equipes de trabalho assim que for dada a sinalização concreta do fim da pandemia”, garante.

Sobre o Tokaii Residence

O Tokaii Residence é o primeiro empreendimento de alto padrão da AGL. Fica no bairro Água Verde e conta com soluções inovadoras. A planta, feita com um time de projetistas e consultores de diferentes áreas, inclui projetos inteligentes de segurança e sustentabilidade. A AGL usa ferramentas de gestão e de planejamento que garantem o controle de todos os processos envolvidos na obra. Uma delas é a plataforma BIM, que permite criar modelos em 3D inteligentes, que reduzem a margem de erro. Com isso, há uma integração dos projetos, desde a arquitetura e a estrutura da construção, até as instalações elétricas e hidrossanitárias, além do projeto de segurança.

Apesar da suspensão temporária por conta do coronavírus, o clima na AGL é de otimismo e foco na superação da crise. “O que temos para dizer aos nossos clientes é que estamos com a obra adiantada e que a solidez financeira e a maneira como a AGL se adianta, planeja e faz a gestão da empresa vai nos garantir uma retomada de prontidão. Assim que passarmos por essa crise sanitária, estaremos entre as primeiras empresas a retomar as atividades de forma plena, reaquecendo o mercado da construção civil e a economia, com a preservação de empregos, do fluxo de compras e contratação de serviços”, diz o fundador da incorporadora, Luiz Antoniutti.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.