Face Norte: como escolher a posição solar ao comprar um apartamento em Curitiba

Face Norte: como escolher a posição solar ao comprar um apartamento em Curitiba

Está pensando em comprar um apartamento em Curitiba? Conheça as vantagens da face norte e como outras posições do sol podem afetar o imóvel durante o dia!

Antes de comprar um apartamento, é preciso analisar diferentes aspectos do imóvel. Tanto no que diz respeito a parte externa, como a região da cidade em que ele se encontra, quanto a área interna do condomínio, como espaço de lazer disponível, as vagas de garagem e a disposição dos cômodos do apartamento. Outro elemento que muitas vezes passa despercebido e não pode deixar de ser levado em consideração é posição solar do prédio em questão.

Na hora da compra, o fator solar pode influenciar o preço e a valorização do apartamento. Aqui no hemisfério sul, a face solar voltada para o norte pode significar maior incidência de luz natural durante todo o dia. 

A posição do sol pode ser também um fator determinante para o conforto térmico e a boa luminosidade do seu novo apartamento. Por isso, é muito importante observar detalhes como o lado para que a fachada aponta e o planejamento arquitetônico do edifício como um todo.

Entenda mais sobre as diferenças e vantagens de cada posição solar:

Leia também: como achar o apartamento à venda em Curitiba que seja ideal para você

Como escolher a melhor posição solar

O sol nasce do lado leste e se põe no oeste. Parece simples escolher o lado de sol no apartamento a partir desse conhecimento básico. Mas quando se trata de imóveis, a questão da luminosidade é um pouco mais complicada do que o lado em que o sol nasce e se põe.

É preciso levar em consideração também que quando corretores dizem que o apartamento tem face norte, significa que a frente – sua fachada – está virada para esse lado. O restante do imóvel estará recebendo luz dos outros lados, com cada cômodo tendo seu próprio posicionamento.

Entenda mais a diferença de cada lado e sua incidência de sol em um imóvel:

Face norte

Com o apartamento virado para a face norte, a incidência de sol acontece durante todo o dia – promovendo alto conforto térmico. No período da manhã o sol é menos intenso e a temperatura vai aumentando durante a tarde. Isso significa que a temperatura vai ser equilibrada, mesmo durante os meses mais frios do ano.

Essa alta incidência de luz e calor da face norte, faz com que seja um fator importante na hora de comprar um apartamento em Curitiba. A região sul do Brasil é mais fria durante o inverno – então quanto maior a ocorrência do sol no imóvel durante o dia, melhor!

Face sul

O lado sul está do lado oposto e, por essa razão, há pouca, ou quase nenhuma, incidência de luz natural durante todo o dia. Pode ser um pouco mais frio do que um apartamento face norte, principalmente na época de inverno. Mas pode ser uma ótima alternativa para lugares mais quentes, como a região norte do país – que tem altas temperaturas durante o ano todo.

Saiba mais: benefícios que um empreendimento sustentável pode trazer ao morador

Face leste

A face leste também é uma boa opção para manter o imóvel ameno durante todo o dia. A maior incidência acontece pela manhã, e a temperatura permanece agradável pelo restante do dia.

Face oeste

Nesse caso é ao contrário – a maior incidência de luz é durante a tarde, o que faz a casa permanecer aquecida também durante a noite. Considerando que a parte da tarde tende a ser a mais longa do dia, o apartamento vai receber uma boa quantidade de luz solar.

Confira: como procurar o imóvel de alto padrão ideal

Tokaii Residence

O Tokaii Residence, mais novo empreendimento da AGL Incorporadora em Curitiba, tem a face norte – para aproveitar o máximo da luz natural em qualquer época do ano. Conta com duas unidades por andar, o que permite que todos os apartamentos tenham a mesma incidência de raios solares durante o dia.

Todo o projeto do Tokaii conta com um planejamento tecnológico, por isso, além da vantagem da face norte, a fachada apresenta um sistema que minimiza a sensação de calor ou frio em excesso. Conta com revestimentos EIFS (external insulation facade system), com placas isolantes, telas de reforço e acabamento de argamassa com resina texturizada.

O conforto térmico do Tokaii é tão completo, que conta com bloqueio de infiltrações de ar nas portas e janelas com vidros refletivos para bloquear os raios UV e o calor excessivo no ambiente.

New Town Residence

O New Town, outro projeto da AGL Incorporadora, está em uma localização privilegiada, sendo o prédio mais alto da região do Novo Mundo. A sua excelente posição solar proporciona uma ótima ventilação e iluminação natural, garantindo conforto e economia em energia elétrica.

A fachada também se destaca pelo seu moderno projeto tecnológico, com litocerâmicas e argamassas nanotecnológicas que garantem o dobro de conforto térmico de uma fachada comum.

Antes de comprar um apartamento em Curitiba, lembre-se de perguntar qual a face do imóvel e leve em conta também a posição da varanda e das janelas. Tenha cuidado também com o entorno – não adianta uma boa posição solar, se existem barreiras entre a luz solar e o seu prédio, como árvores grandes ou outros empreendimentos.

Está buscando um apartamento com um projeto focado em qualidade de vida e bem-estar? Conheça os empreendimentos da AGL Incorporadora.

A AGL Incorporadora sempre traz o melhor projeto arquitetônico para seus imóveis. Procuramos as melhores regiões da cidade para garantir que nosso cliente possa aproveitar seus melhores momentos em família. 

Conheça nossos apartamentos na planta à venda em Curitiba: Tokaii Residence e New Town Residence. Saiba mais sobre a nossa empresa nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn, fique atento às nossas novidades!

Related Posts

Leave a comment