AGL: a história de sucesso da incorporadora de dois irmãos engenheiros

15/12/2021
AGL: a história de sucesso da incorporadora de dois irmãos engenheiros | AGL Incorporadora

Criada a partir da parceria entre os irmãos engenheiros civis Luiz e Giancarlo Antoniutti, a AGL já tem mais de uma década em Curitiba. E a história da incorporadora é marcada pela trajetória da dupla, que colocou todo o conhecimento nas áreas da Construção Civil, Geotecnia e incorporação a serviço de um projeto marcado pela credibilidade, criatividade e profissionalismo. Já são quatro empreendimentos entregues – os residenciais New Town, Red Hill e San Siro, além do Tetris Business Center – e dois em construção na capital – New Urban , o alto padrão Tokaii.

A cronologia começa há cerca de 12 anos, quando os sócios decidiram que deveriam empreender juntos. A experiência anterior como proprietário da In Situ serviu de inspiração e preparação para o empresário Luiz Antoniutti, o irmão mais velho. Mas foi a venda da empresa que tornou o projeto da incorporadora viável. “Foi o sucesso da In Situ que despertou a atenção dos investidores e gerou a proposta de compra pela multinacional Fugro. A incorporação é uma atividade de risco e é preciso ter uma estrutura financeira sólida para empreender nesse setor. Com a venda da In Situ, foi possível criar essa estrutura“, lembra.

Nos seis anos após a venda da In Situ, o engenheiro civil e mestre em Geotecnia se manteve como principal executivo da Fugro In Situ, apoiando e promovendo seu crescimento, assim como aprimorando sua experiência como gestor e executivo de multinacional. “A incorporação é uma área para o exercício da criatividade e independência, que exige a força de empreendedor. O conhecimento técnico eu já tinha, como engenheiro. Somou-se a experiência em gestão“, conta.

E, em 2010, o empreendedor trouxe de volta ao Brasil o irmão Giancarlo, que concluía um projeto do outro lado do mundo. Depois de quatro anos na Austrália trabalhando como Engenheiro Geotécnico, ele decidiu embarcar na nova empreitada em Curitiba. Foi assim que a AGL Incorporadora saiu do papel, se estabeleceu na região do Água Verde e se consolidou como referência no mercado imobiliário da capital paranaense.

Em quase 12 anos, a AGL Incorporadora evoluiu para se tornar a empresa que os irmãos Antoniutti sonharam. Entre as marcas registradas da AGL Incorporadora estão exatamente as características colocadas como prioridade desde o início: a excelência, a solidez, a inovação e a transparência.

Excelência técnica: tecnologia e sustentabilidade

A principal característica dos empreendimentos da AGL Incorporadora é a excelência técnica. Em todos os projetos, o planejamento é um diferencial. “As nossas obras são melhor ensaiadas em termos de fundações. Não corremos risco de acidentes. É lógico que isso custa dinheiro. Mas é um investimento e tem retorno. Na execução das obras, temos menos retrabalho. E, na entrega, temos a satisfação do cliente“, diz o engenheiro Luiz Antoniutti.

A empresa usa ferramentas de gestão e de planejamento que garantem o controle de todos os processos envolvidos na obra. Uma delas é a plataforma BIM, que permite criar modelos em 3D inteligentes onde a margem de erro nos projetos é reduzida, pois a compatibilização de diferentes projetos é feita na mesma plataforma.

Com isso, há uma integração dos projetos, desde arquitetura e estrutura da construção até instalações elétricas e hidrossanitárias, além do projeto de segurança. “Está tudo dentro de um só modelo. Todos os profissionais podem verificar a interferência de um projeto no outro. Com conhecimento técnico para uso da plataforma, é possível otimizar processos gerando ganhos de cronograma. Isso diminui custos e garante a entrega no prazo. Além de otimizar os processos, essa plataforma permite calcular com mais precisão os insumos, reduzindo o desperdício de materiais“, explica o engenheiro Giancarlo Antoniutti.

Além dos sócios técnicos, a AGL conta com um time de consultores em diferentes áreas como sustentabilidade e segurança privada. “É um processo paulatino em busca da excelência. A cada projeto, novos profissionais são agregados como consultores. Estamos sempre em evolução. O foco é bem profissional. A gente sabe o que faz, tem contingência financeira para entregar os empreendimentos com qualidade, sem falhas, e com inovação“, complementa.

Os dois sócios acompanham presencialmente cada etapa dos projetos: do planejamento à entrega dos imóveis. E, com rigoroso controle dos fornecedores, garantem a qualidade dos materiais e dos serviços contratados, além da correta aplicação nas obras. “O setor da construção civil no Brasil ainda está devendo muito nos quesitos da industrialização, da gestão e do combate ao desperdício. Quem está à frente dos projetos faz a diferença nessa questão. Profissionais que não saem desse lugar comum cedo ou tarde vão sofrer. A gente está investindo em projetos diferenciados, com sustentabilidade de fato.”, completa o engenheiro Luiz Antoniutti.

Além da questão ambiental e da responsabilidade com impactos à natureza, a sustentabilidade representa economia para os clientes. “Gostamos de entregar algo a mais. A preocupação com soluções sustentáveis faz parte disso. Além de valorizar o empreendimento a longo prazo, a inclusão nos projetos do uso inteligente dos recursos significa taxas menores de condomínio, economia de energia elétrica, custo reduzido com o consumo de água, entre outras vantagens que são sentidas no bolso“, conclui.

Transparência e cuidado com as pessoas

Desde a fundação, a AGL sempre teve o compromisso de entregar empreendimentos com qualidade e boa relação custo-benefício. E a empresa familiar construiu um fluxo de comunicação com os clientes que permite o atendimento humano e cordial em todas as etapas do relacionamento: desde o projeto até o pós-venda.

“A empresa é transparente e aberta ao diálogo. A vontade é sincera: agradar o cliente. Nos dá prazer saber que entregamos qualidade com preço justo. E que geramos as expectativas reais e entregamos o que prometemos, com total transparência. Não somos infalíveis. Mas procuramos agir com empatia e presteza todas as vezes que é preciso fazer uma correção ou adequação. Procuramos resolver cada questão que possa gerar uma frustração da maneira mais humana e correta possível”, diz Luiz.

A cordialidade é também uma marca registrada da AGL Incorporadora. “Nossos clientes sabem que podem contar com a gente. Estamos sempre acessíveis, disponíveis e de prontidão“, completa Giancarlo.

Em mais de uma década de atuação, a AGL Incorporadora concentra os empreendimentos na região do Água Verde, Portão e Novo Mundo. A escolha dos bairros e a decisão de investir em uma região específica da cidade é uma estratégia de negócio e também a fórmula para manter a proximidade com fornecedores, prestadores de serviços e o cliente.

Com a sede no Água Verde, a incorporadora tem forte presença nos bairros e investe também no crescimento do comércio local. “É nessa região que estão os fornecedores, o que facilita o fluxo de trabalho nos diferentes projetos. Além disso, estamos próximos para sempre dar uma rápida assistência nos empreendimentos em construção e também no pós-venda. Acompanhamos as obras, circulamos entre os empreendimentos, inclusive para mostrar aos clientes os diferenciais que repetimos em cada um deles“, complementa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.