Construção Civil verde: os benefícios do empreendimento sustentável para os moradores

07/02/2022
Construção Civil verde: os benefícios do empreendimento sustentável para os moradores | AGL Incorporadora

No mercado imobiliário, os produtos que investem em sustentabilidade estão ganhando cada vez mais importância, com o posicionamento mais consciente dos consumidores e também a mudança de postura das empresas, mais atentas à questão ambiental.

Com o avanço da agenda ESG nos mais diversos setores e atividades, o Brasil inicia um processo importante de transformação rumo à economia de baixo carbono. A sigla ESG, que vem do Inglês (Environmental, Social, Governance), pode ser traduzida como a governança ambiental, social e corporativa, que é aquela que preza pelo respeito às pessoas e ao Meio Ambiente.

Embora seja uma tendência que recebeu bastante destaque em 2021 – especialmente durante e após a COP-26 (Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) -, o cuidado com a conservação ambiental já é ponto prioritário para a AGL há vários anos.

A partir do Red Hill, empreendimento entregue em 2017, a incorporadora vem aprimorando, a cada projeto, a relação de itens de sustentabilidade. E isso se dá desde a etapa de construção até o uso dos imóveis pelos moradores, com a redução das emissões de CO2, do consumo e do desperdício de recursos naturais.

Além da questão da responsabilidade com o Meio Ambiente, os empreendimentos “verdes” trazem inúmeros benefícios para investidores e moradores. Confira algumas dessas vantagens e conheça três empreendimentos da AGL que traduzem a transformação do mercado imobiliário rumo à conservação da natureza e contenção do aquecimento global.

Valorização imobiliária

Os empreendimentos “verdes”, especialmente os certificados, antecipam o que será a realidade das edificações nos próximos anos. Por isso, tendem a valorizar bem mais do que aqueles que não apresentam os diferenciais de sustentabilidade. Itens como painéis fotovoltaicos, sistemas de captação e aproveitamento de águas cinzas ou pluviais, além de tecnologias de controle de vazão de água, consumo de energia elétrica, e uso inteligente dos recursos naturais deverão ser incorporados aos edifícios que não contam com essas soluções. Aqueles que têm a sustentabilidade na concepção são ainda mais prestigiados. Nesse sentido, empreendimentos erguidos com metodologia construtiva de menor impacto ambiental e conceitos inovadores de fachada, disposição solar, infraestrutura para veículos elétricos, ventilação cruzada e design biofílico têm enorme vantagem em relação aos projetos convencionais.

Economia real

Outra vantagem dos empreendimentos verdes é a economia que algumas soluções geram para os futuros moradores. Da captação e uso de energia solar ao reuso da água da chuva, por exemplo, para rega e lavagem das áreas externas do condomínio, esses itens impactam diretamente nas contas de manutenção predial e também nas faturas de luz, água e gás. Outras escolhas, como o uso de lâmpadas de LED nas áreas comuns, metais sanitários com regulagem de vazão e sensores de presença também representam menos gastos.

Conforto

Tecnologias que garantem economia energética também proporcionam conforto térmico e acústico para os moradores do edifício sustentável. Com projetos de arquitetura que favorecem a entrada de luz natural e ventilação, os apartamentos têm melhor circulação de ar e menos acúmulo de umidade. Além disso, os itens que reduzem a troca de calor entre os ambientes externos e internos também proporcionam economia, na medida em que diminuem a necessidade do uso de climatizadores ou ar condicionado. Por fim, o paisagismo também contribui para o conforto e bem-estar dos moradores, especialmente quando o projeto inclui espaços verdes nas áreas de uso compartilhado com árvores frutíferas e horta comunitária no condomínio.

New Urban: o primeiro do Paraná com selo GBC na categoria

O lançamento da AGL, residencial New Urban, é um empreendimento que tem como um dos principais pontos fortes a questão da sustentabilidade. O empreendimento está em processo de certificação pelo Green Building Council e será o primeiro de sua categoria com o selo GBC Brasil Condomínio. Essa certificação é concedida exclusivamente para condomínios residenciais sustentáveis, voltados  ao controle do aquecimento global, melhoria da saúde e bem-estar da população, proteção e restauração dos recursos hídricos e da biodiversidade. Confira os itens de sustentabilidade do New Urban, clicando aqui.

Tokaii Residence: inteligência construtiva e tecnologia em prol da natureza

Outro lançamento da AGL, o alto padrão Tokaii Residence, tem diferenciais de conforto térmico e acústico, além de sistema de pré-aquecimento solar de água e captação e tratamento de águas da chuva. Outro ponto de destaque do empreendimento são as vagas disponíveis com infraestrutura para carregadores de carros elétricos. O projeto de fachada inclui elementos que permitem maior inércia térmica, com menor transmissão de calor no verão e perda reduzida de temperatura no inverno. Além do conforto térmico, o projeto contempla o uso de recursos que garantem o conforto acústico, como mantas de atenuação acústica entre lajes e pisos, portas de madeira com boa espessura e vedação de borracha, além das esquadrias de alumínio com vidros laminados, que protegem as áreas de convívio e descanso, diminuindo ruídos aéreos em até 30dB. Confira mais sobre o Tokaii Residence.

New Town Residence: tecnologia e sustentabilidades aplicadas

O New Town Residence, empreendimento já entregue pela AGL no Novo Mundo, é outro produto sustentável da incorporadora. O edifício tem placas de aquecimento solar, fachadas com litocerâmicas e argamassas nanotecnológicas, mantas acústicas entre os andares, esquadrias com vedação e vidros laminados, que garantem privacidade e conforto acústico. O residencial também conta com sistema de tratamento de águas cinzas. O empreendimento foi entregue com todas as unidades vendidas, comprovando que a sustentabilidade é um excelente diferencial dos produtos imobiliários da atualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.