Incorporadora AGL e CWB Outdoor entregam praça de uso público para vizinhança de bairro de Curitiba

02/02/2023
Incorporadora AGL e CWB Outdoor entregam praça de uso público para vizinhança de bairro de Curitiba | AGL Incorporadora

Localizada no Novo Mundo, Praça New Urban oferece pet place, horta comunitária, jardim com plantas nativas, espaço para eventos e exposições de produtos de empreendedores locais.

A Incorporadora AGL e a CWB Outdoor inauguraram, no último fim de semana, a Praça New Urban, um espaço de uso compartilhado construído no terreno vizinho ao empreendimento da incorporadora, que está sendo erguido no bairro Novo Mundo, em Curitiba (PR). Com projeto assinado pela Bloco Base, a obra foi entregue com uma programação preparada para mostrar aos frequentadores todo o potencial do novo ponto de encontro da vizinhança. 

Além da infraestrutura, que foi entregue sem qualquer custo para os moradores do bairro, visitantes participaram de um workshop de adestramento de cães, no pet place, espaço dedicado ao lazer com os bichos de estimação. Empreendedores locais puderam expor produtos. A proprietária do ateliê Dolika Pet, que faz roupas sob medida e fantasias para cães e gatos, Giuliane Nogueira, aproveitou o evento para mostrar os itens à venda no espaço pet da praça, que recebeu dezenas de visitantes na abertura. “Meus pais moram aqui no bairro e eu gostei bastante da ideia. A gente precisa de mais espaços onde a comunidade interage e convive em harmonia“, avaliou. 

Dona da empresa familiar “Tempero da Mãe”, Vanessa Silva, que faz buffet de festas infantis em domicílio, ofereceu sanduíches e sucos no evento. “A praça ficou linda. Achei muito interessante a ideia de trazer o pequeno empreendedor para expor aqui. É uma ótima oportunidade“, disse.

 

Representando a TechGirls – que atua na educação de tecnologia da informação e tratamento de resíduos eletrônicos com mulheres em situação de vulnerabilidade -, a empreendedora Giselle Lasserre expôs “BijouxTechs”, que são bijuterias feitas com sucata tecnológica, e recebeu descartes de lixo eletrônico na praça. “Com todo esse movimento, deu vontade de colocar um ponto permanente de coleta aqui. Acredito muito nessa ideia da AGL de criar um espaço de encontro entre empreendedores, para que saiam daqui bons negócios e boas ideias“, declarou.

Giselle Lasserre, expondo as “BijouxTechs” no evento de inauguração da Praça New Urban. Foto: Rodrigo Félix Leal

A praça foi aberta ao público, com a apresentação do projeto, DJs, distribuição de algodão doce, pipoca e brindes, além do plantio simbólico de mudas, com a participação de futuros moradores do edifício residencial New Urban. O casal Antonio Otávio dos Santos e Diomar Rita Zagonel, que comprou um apartamento no lançamento do empreendimento, comemorou o resultado da obra no terreno vizinho. “O dia que nós soubemos que o que seria feito aqui ficamos muito felizes. E gostamos demais do resultado. No meu entendimento, é o que está faltando nas cidades: resgatar a convivência, para deixarmos os equipamentos eletrônicos de lado e falarmos mais olho no olho“, defendeu Diomar.

Diomar Rita Zagonel e Antonio Otávio dos Santos compraram o apartamento no New Urban no lançamento. Foto: Rodrigo Félix Leal

Os futuros moradores do New Urban, Felipe Moreira Ramalho, o pequeno Joaquim, e Amanda Martins da Silva Ramalho, fazendo o plantio de mudas na nova praça. Foto: Rodrigo Félix Leal

Acompanhados da cachorrinha Mora, os futuros moradores Daniela Gogola e Luan Cleber também aprovaram o projeto. “Além do espaço pet que vem dentro do empreendimento, a gente também vai poder interagir com a vizinhança ao redor. Achei bem legal o evento, com vários outros animais. E a Mora adorou”, brincou Daniela. Com o filho pequeno, Joaquim, o casal Felipe Moreira Ramalho e Amanda Martins da Silva Ramalho aproveitou o dia de sol na nova praça. A família plantou mudas que, posteriormente, farão parte do paisagismo do New Urban. “A gente se sentiu integrado, já na casa nova. A partir deste momento, estamos pisando na nossa nova casa“, comemorou Felipe. “A gente, quando comprou o apartamento, pensou que esse cantinho poderia ser aproveitado. Foi muito legal que a construtora abraçou esse projeto e fez esse lugar tão legal”, completou Amanda. 

Para o engenheiro e sócio da AGL, Giancarlo Antoniutti, a adesão de futuros moradores do New Urban e também dos vizinhos do residencial, na inauguração, foi a prova do sucesso do projeto. “A gente sentiu que está investindo na comunidade e me sinto muito grato por isso. A recepção dos vizinhos foi muito boa. A gente está vendo todos participando e agradecendo. Deu pra sentir o quanto todos gostaram do espaço. Isso deixa claro que precisamos ocupar mais a rua e qualificar os espaços, para trazer o conceito de cidades inteligentes para cada bairro de Curitiba”, afirmou.

De acordo com o também sócio da AGL, Luiz Antoniutti, a iniciativa cumpriu a missão. “Estamos entregando uma praça para a comunidade e vamos manter por bastante tempo, mas, para nós, é importante que a vizinhança adote o espaço. A gente acredita que, como incorporadora, é preciso ir além da construção dos empreendimentos que seguem os preceitos sustentáveis e de uma arquitetura que contribua com um paisagismo com menos aridez. A praça é uma gentileza urbana e é um presente para o bairro que a gente quis dar, para contribuir com um espaço urbano que proporcione mais qualidade de vida para as pessoas”, argumentou.

O engenheiro e sócio da AGL, Luiz Antoniutti, com a gestora de marketing da AGL, Patrícia Fehrmann, o também sócio da incorporadora, Giancarlo Antoniutti, e o sócio da Bloco Base, Iago de Oliveira. Foto: Rodrigo Félix Leal

Os sócios da CWB Outdoor, parceira da AGL na Praça New Urban, Rafael e Amanda Barth. Foto: Rodrigo Félix Leal

 

Sobre a Praça New Urban

A Praça do New Urban foi inspirada por iniciativas de requalificação de áreas ociosas pelo mundo e a tendência de um novo modelo de ocupação dos espaços urbanos, com foco no conceito de cidades inteligentes. A área, de quase 300 m2, é de propriedade da CWB Outdoor, que procurou a incorporadora AGL para propor uma parceria para o aproveitamento do terreno. “Todo aquele espaço apenas para servir a um painel não cumpria a função social do imóvel e, por isso, a parceria com a AGL para a construção da praça aberta ao público surgiu para nós como uma oportunidade. Não imaginei que ficaria tão bonito. A ação já está servindo de inspiração para outros proprietários de lotes vagos, não apenas de Curitiba. Empresas de mídia externa de outros estados já nos procuraram para saber os detalhes da praça e replicar a ideia “, conta o sócio da CWB Outdoor, Rafael Barth. 

Com o propósito de oferecer um espaço sustentável e que contribua para a recuperação do equilíbrio natural no ambiente urbano, a AGL buscou a parceria de empresa especializada em paisagismo regenerativo. Responsável pelo projeto, o consultor de sustentabilidade e fundador da Bloco Base, Iago de Oliveira, conta que priorizou a oferta de equipamentos úteis para a comunidade, um ambiente seguro e atrativo para a vizinhança e a seleção de vegetação endêmica e espécies em risco de extinção. “A gente buscou criar um ambiente convidativo, para estimular a ocupação do espaço. A presença das pessoas, além de favorecer a comunidade do ponto de vista da convivência e lazer, resulta em maior segurança para a própria região, atraindo a comunidade para ocupar a praça. Incluímos elementos úteis para a população e idealizamos o uso do espaço também para eventos que possam ser catalisadores do movimento na praça”, descreve.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.