Fachadas inteligentes: tecnologia garante conforto térmico e economia em edifícios residenciais

21/02/2020
Fachadas inteligentes: tecnologia garante conforto térmico e economia em edifícios residenciais | AGL Incorporadora

Já imaginou viver em um apartamento que mantém temperaturas agradáveis até nos dias mais quentes ou frios do ano, sem o uso de climatizador? Parece algo futurista, mas a tecnologia que garante conforto térmico através da fachada do prédio já existe. E mais: está disponível em Curitiba.

O EIFS é um sistema de revestimento inteligente, que permite maior inércia térmica e atenuação acústica. “É uma composição de alvenaria e EPS, uma espécie de isopor de alta densidade, que está em adesivos, placas e telas de reforço, que ficam do lado externo da construção. Na parte interna, tijolos de cerâmica potencializam o isolamento térmico. E o acabamento é feito em argamassa com resina texturizada, otimizando o sistema“, explica o engenheiro Giancarlo Antoniutti, sócio da AGL Incorporadora.

O nome dessa tecnologia é difícil: “External Insulation Facade System“. Mas a manutenção da fachada inteligente é bem simples. Para que o revestimento especial fique sempre bem cuidado, basta uma pintura a cada cinco anos. “O sistema faz o isolamento em cinco camadas: a de fixação, isolamento, impermeabilização, camada externa e revestimento. É resistente ao impacto, à umidade e vapor“, detalha Giancarlo. O sistema pode ser complementado por outras soluções, como vidros e esquadrias especiais, portas com borrachas de vedação e guilhotina inferior.

Com esse conjunto de soluções modernas e sustentáveis há outra vantagem: a economia de energia. Com a conservação da temperatura através do sistema, o uso de condicionadores de ar, por exemplo, diminui consideravelmente. Isso porque a variação de temperatura na área interna é bem menor do que a percebida em apartamentos sem essas soluções inovadoras. Os edifícios com o EIFS reduzem significativamente o consumo de energia, na comparação com as construções revestidas com tijolo ou argamassa sem isolamento. Para completar, essa tecnologia reduz a emissão de gases de efeito estufa. Ou seja: é uma solução sustentável e responsável do ponto de vista ambiental.

Depois de descobrir o EIFS, a AGL passou a empregar a tecnologia em novas construções. “A gente sempre está em busca de novidades. Quando descobri que essa tecnologia estava começando a ser usada no Brasil, fui atrás para oferecer nos empreendimentos da AGL. E o mais recente lançamento da marca já tem a fachada inteligente“, conta Luiz Antoniutti, engenheiro e fundador da incorporadora.

O edifício de alto padrão Tokaii Residence, que está em construção, tem o EIFS na fachada externa e todas as outras soluções que completam o sistema inteligente de conforto térmico nos apartamentos e áreas de uso comum. O projeto tem como diferencial, ainda, o posicionamento solar dos apartamentos. Todas as unidades têm Face Norte. Além disso, a quantidade de janelas na fachada frontal permite maior incidência solar nas salas e cozinha, por conta dos ambientes integrados da planta.

Para o projeto de fachada do Tokaii, foram feitos estudos de irradiação solar em todas as estações do ano. Foram contabilizadas horas de irradiação solar e sombreamento considerando desde o “sol de inverno”, mais baixo no horizonte, ao “sol de verão”, que incide do alto. A partir dos estudos, foi escolhido o conjunto de soluções que neutralizam o impacto do frio ou calor excessivos da maneira mais eficiente. No Tokaii Residence, o conforto térmico também está nos sistemas de bloqueio de infiltração de ar nas portas e na escolha de janelas com vidros refletivos, que bloqueiam aproximadamente 50% da entrada de calor no ambiente.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.