No coração do Água Verde: Tokaii Residence tem obras iniciadas

21/09/2019
No coração do Água Verde: Tokaii Residence tem obras iniciadas | AGL Incorporadora

Fundada com o objetivo de sempre entregar empreendimentos sustentáveis, de arquitetura contemporânea e confortáveis, a AGL Incorporadora celebra 10 anos de existência com o início das obras do Tokaii Residence apartamentos de alto padrão em Curitiba, no coração do Água Verde. A inspiração para o empreendimento veio da região vinícola de Tokaj, no Norte da Hungria, região nobre e ensolarada, famosa pela produção de um vinho doce, raro, de sabor único, envolvente e de muita qualidade, o maravilhoso Tokaji é considerado “o rei dos vinhos e o vinho dos reis”. E todo esse conceito, elegância e exclusividade foram traduzidos no projeto do Tokaii Residence, com diferenciais de tecnologia, sustentabilidade e com excelente posição solar, pois todas as unidades são face Norte.

Com todo esse conteúdo desenhando e inspirando a equipe de projetos, a localização do empreendimento tinha que ser a altura. Por isso, o Água Verde foi o bairro escolhido para receber mais um projeto de qualidade da AGL. O bairro é um dos mais valorizados e desejados de Curitiba, possuindo inúmeras opções de lazer, como o Clube Curitibano, a Praça do Japão, a Arena da Baixada; e de consumo, como supermercados, panificadoras, bancos, farmácias, academias, shoppings e lojas. Além disso, a região tem uma vida gastronômica agitada e conta com restaurantes de destaque na cidade.

“O Tokaii é um upgrade definitivo para os futuros moradores, a começar pela localização. Fizemos um estudo para que esse empreendimento aproveitasse todo o potencial do excelente terreno. E assim foi feito o projeto. Bem servido de sol, com apartamentos bem amplos, três suítes, a integração dos ambientes internos, arquitetura moderna, além da inovação na questão da sustentabilidade e projeto de segurança são alguns dos diferenciais”, defende o sócio diretor da AGL Luiz Antoniutti.

Luminosidade e conforto térmico e acústico

Com projeto inteligente, o Tokaii tem todas as unidades com face Norte e faz uso da tecnologia para garantir o conforto térmico independentemente do clima. A fachada com detalhes em cobre e madeira remete à região bucólica e iluminada da Hungria que inspirou o projeto. “O desenvolvimento do Tokaii foi dedicado ao conforto e elegância. Foram previstos revestimento internos e externos visando o conforto térmico de todos ambientes, além da estrutura de concreto protendido, que permite balanços leves e contemporâneos na fachada e também a integração dos ambientes”, explica Sabrina Slompo, arquiteta responsável.

Além da beleza estética e posição solar privilegiada de todas as unidades, o projeto de fachada inclui elementos que permitem maior inércia térmica e, por consequência, representa economia para os futuros moradores. Com menor transmissão de calor no verão e perda reduzida de temperatura no inverno, a necessidade de climatização dos apartamentos é diminuída significativamente.

Para o projeto de fachada, foram feitos estudos de irradiação solar em todas as estações do ano. Foram contabilizadas horas de irradiação solar e sombreamento considerando desde o “sol de inverno”, mais baixo no horizonte, ao “sol de verão”, que incide no alto.

A partir dos estudos, foi escolhido um sistema diferenciado para a fachada, o que neutraliza o impacto do calor ou frio excessivos. Entre os itens selecionados para isso estão revestimentos de EIFS (External Insulation Facade System), com adesivos, placas isolantes, telas de reforço e acabamento de argamassa com resina texturizada. O conforto térmico também está nos sistemas de bloqueio de infiltração de ar nas portas e na escolha de janelas com vidros refletivos que bloqueiam aproximadamente cinquenta por cento da entrada de calor no ambiente.

Além do conforto térmico, o projeto contempla o uso de recursos que garantem o conforto acústico, como mantas de atenuação acústica entre lajes e pisos, que evitam a propagação de ruídos de impacto entre os andares. As portas de madeira na entrada e corredor possuem 40mm de espessura e vedação de borracha, enquanto as esquadrias de alumínio com vidros laminados protegem as áreas de convívio e descanso, diminuindo ruídos aéreos em até 30dB.

“Assim como o vinho produzido na Hungria, o Tokaii é único e o projeto está cercado de cuidados em cada detalhe. É um empreendimento elegante e acolhedor, pensado para ser um brinde à fase da vida em que o conforto e o bem-estar são valorizados. É um lugar para viver os mais agradáveis e felizes momentos”, resume Luiz Antoniutti.

Sustentabilidade real: cuidado com o meio ambiente e economia

O uso de tecnologia e inteligência na construção civil com o olhar voltado à sustentabilidade está no projeto do Tokaii. O projeto foi desenvolvido com a consultoria de Patrícia Peralta, CEO da EcoStudio Soluções Sustentáveis e professora do curso de especialização em Construções Sustentáveis da UTFPR.

Entre as inovações estão vagas privativas para carregamento elétrico de veículos, aquecimento solar e reaproveitamento de águas pluviais. O sistema de captação do Tokaii prevê o uso da água da chuva, depois de filtrada e clorada, para regas de jardins e lavagens das áreas comuns.

Já o aquecimento solar, com sistema de placas térmicas de tubos a vácuo, permite até 100% do abastecimento de água quente no verão para todos os apartamentos do Tokaii. No inverno, o mesmo sistema é complementado pelo aquecimento de backup a gás. “Curitiba tem maior irradiação solar que cidades como Florianópolis, o que a torna uma localidade muito propícia para o uso dessa tecnologia, mesmo com eventos de baixas temperaturas. O uso de calor gerado passivamente, sem uso de matriz energética, gera benefícios ambientais, porque alivia a demanda do sistema de fornecimento de energia e gera economias substanciais na conta do consumidor. O chuveiro elétrico é responsável em média por 30% da conta de luz das habitações residenciais”, explica a consultora.

Outro diferencial de sustentabilidade do Tokaii será o sistema de sensores de presença em todas as áreas comuns, para uso eficiente da luz. Os elevadores terão baixo consumo de energia. Além disso, os apartamentos terão luzes de LED para maior economia da energia elétrica.

Para completar o projeto de sustentabilidade do Tokaii, o edifício vai contar com um diferencial de inovação: as vagas privativas de garagem com o equipamento para carregamento de carros elétricos. “Para isso, foi pesquisado o sistema mais seguro e eficiente que existe no mercado. A incorporadora que se preocupa em inovar se antecipa a oferecer um diferencial genuíno aos seus clientes. Eu costumo dizer que é um ganha-ganha para todos os atores envolvidos. Ganha o incorporador, porque se fixa no mercado com um DNA de projetos de qualidade, com preocupações concretas pelo bem-estar do cliente e preocupação com a pós-venda, no sentido de economia na manutenção das unidades habitacionais comercializadas. Ganha o comprador com uma unidade residencial que proporciona muito conforto, baixo valor de condomínio e baixas contas de água e energia. Ganha a cidade e seu meio ambiente pelos motivos acima elencados”, resume a consultora.

“A nossa preocupação é com meio ambiente e também habitabilidade. A sustentabilidade no empreendimento é real, porque sabemos que a consciência de adoção de práticas mais ecológicas também é a mesma que calcula a economia com um estilo de vida mais verde. O resultado é conforto e economia para o cliente”, reforça o engenheiro e sócio da AGL Giancarlo Antoniutti.

Acompanhe as novidades sobre o lançamento da AGL no site e acesse a página do Tokaii Residence para saber mais sobre o residencial alto padrão que vai deixar o bairro Água Verde ainda mais especial.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.