Gentileza urbana, o conceito que traz qualidade de vida

01/12/2023
Gentileza urbana, o conceito que traz qualidade de vida | AGL Incorporadora

Gentileza urbana é um conceito que se refere à forma como as pessoas se relacionam com o espaço público e com os outros cidadãos na cidade. Trata-se de uma atitude de respeito, cuidado e colaboração que busca melhorar a qualidade de vida e o bem-estar coletivo.

Além da criação de espaços públicos que promovam o bem-estar, a cidadania e a convivência nas cidades. Também é uma forma de exercer a cidadania e contribuir para uma cidade mais humana, sustentável e democrática.

Porque gentileza urbana é importante

Um dos principais fatores da gentileza urbana é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, ela contribui para melhorar a qualidade de vida nas cidades também.

A gentileza urbana promove a convivência pacífica, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a beleza estética. Ou seja, a prática também favorece a participação cidadã, o senso de pertencimento e a identidade cultural.

Além disso, a prática pode prevenir ou reduzir os problemas urbanos, como a violência, o estresse, a poluição, o isolamento e a segregação.

O conceito na prática

Curitiba é uma cidade conhecida por sua qualidade de vida, planejamento urbano e sustentabilidade. Mas, você sabia que Curitiba também é uma cidade que busca promover a gentileza urbana?

Alguns exemplos de iniciativas que encontramos na região são as praças que abrigam eventos culturais para a população, pontos de troca de livros em estações tubo do transporte público, melhorias nos ambientes urbanos proporcionada por incorporadoras e construtoras, entre outros.

Gentileza urbana e o Moní

O projeto do Moní conta com uma grande gentileza urbana: a praça localizada no térreo. Afim de resgatar o boulevard da Avenida João Gualberto. E devolver para a população, espaços de convivência que sejam agradáveis e tragam comodidade para as pessoas que ali circulam.

“Inspirado nos jardins curitibanos, a paisagem do Moní é um convite a olhar para o futuro sem deixar de valorizar a história. O grande diferencial desse projeto com certeza é o térreo, temos ali uma gentileza urbana, uma praça aberta para a cidade. Inspirado também no antigo boulevard que era a João Gualberto, vamos resgatar esse conceito de boulevard para o térreo do empreendimento que realmente é um grande potencial e um grande presente para a cidade através do Moní.” Destaca Richard Viana – Arquiteto, Urbanista e fundador da Urbideias.

A iniciativa da incorporadora demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a qualidade de vida nas cidades. Ao investir em gentileza urbana, a AGL não só entrega um produto diferenciado aos seus clientes, mas também gera valor para a sociedade e para o meio ambiente.

Para saber mais sobre o Moní, clique aqui.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.